terça-feira, 12 de abril de 2022

Learning and Sensing Journey to Montemor-o-Novo

Em Setembro de 2021 alguns de nós fomos conhecer Montemor-o-Novo e as pessoas que estão a co-criar uma nova cultura lá.

Tivemos a oportunidade de visitar o as Oficinas do Convento, a Minga e conhecer o projecto Casa Branca.

Minga cultiva a ideia do desenvolvimento local regenerativo e estilos de vida sustentáveis, usando a cooperativa para juntar em colaboração muitos jovens e famílias jovens da área e que se estão a escolher viver em Montemor-o-Novo. A loja apresenta produtos locais de produção biológica e artesanato. No momento em que lá fomos, um tear produzia diversos produtos e permitia aproveitar a lã de pequenos produtores da região, um projecto que a Minga estava a ajudar e a financiar e em que alguns de nós do I4F participaram. 

As Oficinas do Convento trazem as artes a música, e a cultura do DIY, Open Source e dos hackerspaces.

O Projecto Casa Branca é a recuperação de uma antiga aldeia ferroviária. 

O Jorge (Minga), o Tiago (Oficinas do Convento) e o Zé Mateus foram os nossos anfitriões.

Não chegamos a visitar o Espaço do Tempo no Convento da Saudade nem a Herdade do Freixo do Meio (produção de alimentos biológicos) que já tinhamos visitado em outros momentos.

Inspirador. A Minga (organização entre pares) as Oficinas do Convento (fomentar a criatividade, os saberes e as competências locais) a Herdade do Freio (alimentação e redes de alimentação local) são elementos de inovação determinantes para um desenvolvimento local regenerativo.

-----

In September 2021 some of us went to meet Montemor-o-Novo and the people who are co-creating a new culture there.

We had the opportunity to visit as Oficinas do ConventoMinga and get to know the Casa Branca project.

Minga cultivates the idea of ​​regenerative local development and sustainable lifestyles, using the cooperative to bring together many young people and young families in the area who are choosing to live in Montemor-o-Novo. The shop features local organic produce and handicrafts. When we went there, a loom produced several products and made it possible to use wool from small producers in the region, a project that Minga was helping and funding and in which some of us from I4F participated.

The Oficinas do Convento bring the arts to music, and the culture of DIY, Open Source and hackerspaces.

The Casa Branca Project is the restoration of an old railway village.

Jorge (Minga), Tiago (Oficinas do Convento) and Zé Mateus were our hosts.

We did not get to visit the Espaço do Tempo no Convento da Saudade or Herdade do Freixo do Meio  (organic food production) that we had already visited at other times.

Inspiring. Minga (peer organisation), Oficinas do Convento (fostering creativity, knowledge and local skills) and Herdade do Freixo do Meio (food and local food networks) are key innovation elements for regenerative local development.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Multidão I4F em Outubro // I4F Crowd in October * 2022

  [Em Português] >> Novidades no I4F >> I4F Crowd Circle: Circulo da Multidão Inovações para o Futuro >> I4F Resourcing Se...